August 3, 2018

Liderança e os modelos mentais

Tenho entrado em contato com diversos questionamentos sobre liderança e modelos mentais. A cada turma realizada novas possibilidades de reflexões de aprendizado conjunto.

Alguns questionamentos são recorrentes e instigam tanto aos participantes quanto a mim, como facilitadora destes processos de formação de líderes:

“Qual deve ser o perfil de um líder excelente?”
“Deve-se dar ênfase nos processos, resultados ou pessoas?”
“A delegação deve ser presente ou centralizar para garantir bem feito é o melhor caminho?”

Cuidado com as respostas prontas! Com meus mais de 20 anos de atuação no ambiente organizacional, percebo que não há uma resposta única ou ainda uma resposta certa!

Trabalhar com pessoas nos leva a considerar uma série de variáveis, como por exemplo, o ambiente como um todo e o impacto deste nos modelos de Gestão adotados. A atuação do líder é sempre situacional.

Permita-me convidá-lo para que possamos juntos refletir sobre a seguinte questão:  “qual o modelo mental de gestão dos nossos atuais líderes ou daqueles que estão sendo preparados para ocupar a liderança?”

Cabe aqui um esclarecimento sobre o quê significa “modelos mentais”.

Daniel Goleman, autor do best seller “Inteligência Emocional”, nos diz que modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências.”  O “modelo mental” é nosso jeito particular de enxergar e nos relacionar com o mundo. É influenciado pela formação familiar,  educacional, cultural e organizacional.

Muitas vezes levamos os modelos mentais ao pé da letra. Por exemplo: quantas vezes você já ouviu a seguinte frase sendo pronunciada por um gestor:  “se elogiar estraga”? Este é um típico modelo mental limitador de feedbacks positivos, tão necessários para proporcionar reconhecimento e valorização do nosso liderado além da retenção de talentos.

Os modelos mentais são pressupostos que acabam por nortear nossos comportamentos frente às mais diversas situações.

Muitos profissionais foram liderados por “chefes” no mais puro sentido da palavra. Costumo dizer que vieram de uma escola de liderança “manda quem pode, obedece quem tem contas para pagar!”. Assim este modelo mental passa a reger algumas posturas de liderança em algumas organizações.
A boa notícia é que você pode mudar sua liderança e modelos mentais principalmente se estiver sendo desvantajoso para obtenção de resultados como líder de equipes. Considerando que os modelos mentais definem nossa capacidade de ação e reação, se faz muito útil reexaminá-lo.

E você? Já se questionou sobre seus modelos mentais frente a seu papel de liderar pessoas? Vale uma reflexão desapaixonada frente ao papel de Gestão e o redimensionamento das ações como líder, sempre que necessário e favorável ao desenvolvimento do time e de cada liderado individualmente.

Espero que tenha apreciado esse conteúdo sobre liderança e modelos mentais. Sucesso Sempre!

Cássia Silva e Souza.

Últimas publicações